Atualmente é grande o número de crianças com dificuldade de aprendizado em matemática, o Brasil é o país de maior taxa de juros do mundo e é sabido ainda que grande parte da população brasileira está endividada.
Para tentar explicar a relação entre estes três fatores vou usar a frase de um autor desconhecido que eu gosto bastante:
Existem dois tipos de pessoas, as que entenderam e as que não entenderam os juros compostos. As que entenderam, provavelmente estão desfrutando dos rendimentos de seus investimentos de longo prazo. As que não entenderam, provavelmente estão pagando o enorme ônus de seus financiamentos de longo prazo.
Por não entender como funciona a conta dos juros compostos, as pessoas apenas se preocupam se a parcela de um determinado financiamento cabe no orçamento ou não, não se importando com o montante total pago pelo produto ou serviço.
Portanto, a conclusão é que a deficiência de aprendizado em matemática, aliado com os altos juros do país tem agravado um grande problema na nossa sociedade: as empresas que mais dão lucro no país são as que exploram recursos naturais (commodities), depois vês as instituições financeiras e só depois as empresas que manufaturam algum produto com valor agregado. As empresas que produzem ganham muito menos que aquelas que apenas especulam, isso é um grande obstáculo para o desenvolvimento do país.
De forma alguma quero diminuir a importância das instituições financeiras que são essenciais na economia. Mas me irrita muito ver instituições financeiras oferecendo empréstimos de 8 anos para se comprar um carro, empréstimos de 30 anos para comprar uma casa, empréstimos de 5 anos para se pagar os armários da cozinha. Chega a ser irresponsável e inescrupuloso. Sob a bandeira de que graças e eles as populações de baixa renda passam a ter acesso aos confortos da vida moderna, eles se aproveitam da ignorância da população para alavancar mais ainda seus estrondosos lucros.
Enquanto os meios especulativos forem mais rentáveis que os meios de produção o país não avançará. E para reverter esta situação, basta diminuir as crianças com deficiência de aprendizado em matemática, sendo mais específico ainda, as pessoas tem que entender as conseqüências dos juros compostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário