domingo, 23 de outubro de 2011

Prós e Contras

Este blog faz hoje uma semana. Nesta primeira semana de vida o blog teve 6 textos publicados e 120 visitas. Algumas pessoas manifestaram apoio à causa aqui defendida e até me mandaram artigos que ajudam a corroborar as idéias aqui divulgadas, o que me deixa muito feliz e satisfeito. Entretanto, algumas pessoas se mostraram contrárias e confesso que fiquei bastante surpreso. Não sou contra a críticas, aliás sou a favor, elas são uma excelente oportunidade de reflexão e crescimento.


Apesar do trocadilho do título do blog dizer que Só a Educação Salva o Brasil, a educação não é a solução para todos os problemas, muitas outras coisas precisam acontecer em paralelo também. Algumas delas até são conseqüência de um povo mais evoluído, mas outras não. Esta crítica me fez refletir bastante e até cogitar mudar o nome do blog, mas não o farei. Minha conclusão é que a educação sozinha realmente não salvará o Brasil, mas qualquer solução que não englobe mais investimento em educação certamente fracassará. Portanto continuo convicto do “moto” deste blog e continuarei defendendo aqui que a educação seja levada mais a sério no nosso país.

2 comentários:

  1. Entendo que o fato de que as pessoas tenham se manifestado, ainda que contra, quer dizer que pelo menos os textos publicados de alguma forma fizeram com que as pessoas pensassem a respeito. Se a quantidade de apoios e sugestões positivas foi maior do que as manifestações contrárias é um excelente indicativo de que se está no caminho certo. Quem deseja unanimidade são os ditadores, mas aí eles fazem uso da força. As críticas podem servir muito bem para balizar o trabalho e não deixar que a gente perca o foco.
    Com certeza a educação sozinha não é o remédio para todos os males, mas acredito que com uma população mais educada, consciente e com noções de civilidade mais sedimentadas teremos como conseqüência alguns dos pontos abaixo:
    - menos casos de bebida e direção, resultando em menos acidentes, menos custos no sistema de saúde e menos custos processuais, judiciais e de indenizações;
    - menos lixo sendo jogado na rua, menos bueiros entupidos, menos enchentes, menos custos relacionados;
    - menos casos de jogar fora ponta de cigarro aceso, menos incêndios em beira de estrada/matas, menos custos relacionados;
    - maior conscientização quanto à aquisição de itens contrabandeados, favorecimento do comércio formal, gerador de empregos, maior retorno fiscal, mais ganhos com direitos autorais, menor financiamento do crime organizado que está por trás das operações de contrabando, menor criminalidade.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua obervação sobre a unanimidade, ela de longe não é a meta. O objetivo principal deste canal de comunicação é fazer com que iniciativas de sucesso, seja no Brasil ou no exterior, sejam divulgadas, replicadas e multiplicadas.
    E ainda na linha do poder que uma educação de qualidade pode fazer com a nossa sociedade, tenho convicção que crianças e jovens orientadas por pedagogos terão maior chance de escolher os caminhos certos na vida daquelas que precisarem trabalhar desde cedo para sobreviver. É nisso que se baseia o modelo criado pelo Banco Mundial! É isso que o "Só a Educação Salva o Brasil" defende!

    ResponderExcluir